MBA EM
 AUDITORIA
de SAÚDE

VAGAS ESGOTADAS

Uma parceria entre BBI of Chicago e o

Centro Universitário Celso Lisboa,

com certificado no Brasil e EUA*

Logo_BBI_V4_cor e branco.png
Logo Celso Lisboa - branca.png
MBA Auditoria de Saúde.jpg

O MBA em Auditoria de Saúde é voltado a profissionais de saúde que desejam ingressar na área de auditoria pública e/ou privada. Indicado, também, aos profissionais que já atuam na área e que desejam se aprimorar.

Tem como objetivo, auxiliar os profissionais envolvidos na auditoria a tomar decisões assertivas e seguras; embasar a rotina de trabalho, como forma de evitar perda de tempo em ações sem eficácia; tornar a assistência à saúde mais qualificada por meio de auditores capazes de melhorar a qualidade do atendimento prestado, refletindo em custos mais controlados em suas organizações.

Profissionais da saúde, entre outras classes que se interessem pelo tema, agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.

O que é o BBI of Chicago?

O BBI of Chicago deu início a sua operação no Brasil no fim de 2018, através de investimentos do sócio-fundador Rodrigo Lang e demais investidores brasileiros e americanos. A razão de nossa existência é democratizar o acesso ao ensino de qualidade, a nível internacional, no Brasil, antes restrito a um grupo extremamente seleto de pessoas com disponibilidade financeira para realizar programas como Harvard, Columbia ou Stanford.

O que é a Celso Lisboa?

A Celso Lisboa é uma Instituição de Ensino Superior sem fins lucrativos com 48 anos de história, ganhadora de diversos prêmios e reconhecida pela sua qualidade nas mais diferentes áreas. Tem como um dos principais cursos atualmente o curso de graduação em psicologia.

Apoiador oficial

ontime_innovation-logo azul transparente.png

Onde estão nossos alunos?

Top Nine – Alumni BBI of Chicago – Primeiro Semestre de 2022

download.png
itau-logo-1.png
bradesco-logo.png
Ambev Logotipo.png
Stone Logotipo.png
Sicredi Logotipo.png
Santander Logotipo.png
Globo Logotipo.png
Deloitte. Logotipo.png

PROGRAMA TOTALMENTE ONLINE

Benefícios

aCESSO dIRETO AOS PROFESSORES

certificado no brasil e nos eua*

MBA em
Auditoria de Saúde

  • O programa é dividido em 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada duas semanas. Possui 24 meses de duração, sendo 8 meses destinados para a conclusão da avaliação final.

  • Formado por 360 horas de conteúdo 100% online, incluindo vídeos, materiais adicionais e sugestões de exercícios.
     

  • 90% do conteúdo encontra-se em português e 10% em inglês – devido a exigências da certificação internacional. Todas as videoaulas são em português, sendo o conteúdo em inglês restrito a artigos ou conteúdos extras. 

 

  • Bate-papo ao vivo com os professores.
     

  • *1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação lato sensu com 360 horas de conteúdo.

  • *1 Certificado Internacional emitido pelo BBI of Chicago válido como curso de extensão.

  • Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades, que correspondem ao tempo de acesso ao conteúdo do curso.

  • Pré-requisito: graduação completa.

Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

  • O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.

Nosso time

MaikonLucianMadeiraQuarti (1).png

Dr. Maikon Madeira

Coordenador

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Cirurgião Geral pelo Hospital São José de Criciúma-SC. Residente de Cirurgia Cardiovascular pelo Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen em Itajaí-SC. 

 

Pós-graduação em Medicina e Saúde da Família pela UFSC e Medicina de Emergência pelo Hospital Albert Einsten. Gestor em Saúde.

 

É também Gestor Médico da Madeira Prestadora de Serviços à Saúde, Diretor técnico da Setmed Ambulâncias e Diretor técnico da Mais Saúde.

Juliana Feitosa Dibai.png

Juliana Feitosa Dibai

Enfermeira, graduada pela PUC-MG, possui MBA em Gestão da Educação pela PUC-MG e MBA em Gestão de Saúde pela FGV. Pós-graduada e Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde pela Fundação Unimed, especialista em Gestão do alto custo e Regulação em Saúde, com experiência no setor público e privado, e ampla atuação há 20 anos.

Palestrante, CEO da Empresa E&J Apoio à Gestão de Saúde e Educar LTDA, que atua no mercado de saúde desenvolvendo atividades de Treinamentos, Consultoria, Auditoria, Gestão do Cuidado, Gestão do Crônico, entre outros, para o Sistema de Saúde, tendo na carteira de clientes, diversas operadoras de planos de saúde.

Professora Convidada do Módulo de Auditoria em Enfermagem e Implantes de OPME’s da Pós-graduação de Auditoria em Saúde da Fundação Unimed, e dos Cursos de curta duração de Auditoria OPME e Alto custo e Negociação da Fundação Unimed; Professora Convidada dos Módulos de Modalidades de Auditoria e Auditoria de SUS da Pós-graduação em Auditoria da Faculdade de Ciências Médicas – MG.

Francieli Bortolotto.png

Francieli Bortolotto

Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Criciúma e pós-graduada em Urgência, Emergência e UTI pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.
 

Possui titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem pela ABEA - Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores (2018) e MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pelo IPOG - Instituto de Pós-graduação.
 

Atua como enfermeira ozonioterapeuta e é pós-graduanda em Enfermagem Estética pelo NEPUGA.
 

Experiência de mais de 9 anos no mercado de auditoria interna, externa e gestão em serviços de saúde.

Cláudia Maria Valete - Nova.png

Cláudia Maria Valete

Médica, residente e Mestre em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Pós-Doutorado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – Portugal e MBA de Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz e Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias.

 

Foi Jovem Cientista de Nosso Estado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É Pesquisadora de Produtividade Nível 2 do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Doenças Infecciosas de Cabeça e Pescoço" - CNPq.

 

Atualmente é coordenadora dos dois cursos de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - Fiocruz: Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica e Programa Acadêmico de Pós-Graduação stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

Breno Augusto Duarte.png

Breno Augusto Duarte

Diretor Executivo e DPO (Data Protection Officer) no Grupo IAG Saúde e Professor do Curso de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais: MBA Auditoria e Gestão da Qualidade.

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA-BH, Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem pela UFMG, Especialista em DRG – Diagnosis Related Groups: Governança Clínica, Gestão da Qualidade Assistencial e Codificação; Especialista em Prevenção e Controle de Infecção e de Outros Eventos Adversos Relacionados à Assistência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Especialista em Acreditação: Qualidade no serviço de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Especialista (MBA) em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar pelo Centro Universitário UNA.

Marcelo Alexandre Santos.png

Marcelo Alexandre Santos

Apaixonado por inovação, Marcelo busca sempre alcançar seus objetivos com o time ao lado. Formado em Informática Biomédica pela USP de Ribeirão Preto.


Atual CEO da Carefy, solução tecnológica focada no processo de gestão e monitoramento de pacientes internados que gera maior eficiência para os processos.


Acredita em um mundo mais simples onde todas as ações fazem toda diferença, onde a tecnologia ajuda a aumentar a qualidade de vida e por isso procura inovar todos os dias.

Liliane de Fátima Antonio.png

Liliane de Fátima Antonio

Doutora e Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias INI-FIOCRUZ, Liliane é Especialista em Gestão em Saúde e em Saúde da Família e Graduada em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO. Foi bolsista IC CNPq da Fundação Oswaldo Cruz por três anos. 


Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Doenças infecciosas e parasitárias, experiência com gestão em saúde, gestão de projetos em saúde, gerenciamento de estudos clínicos, monitoramento de dados de ensaios clínicos, gerenciamento de dados, análise estatística e orientação de alunos.

Lista de espera

Duração: 16 a 24 meses
Data de Início: Vagas Esgotadas
Mensalidade

De: 30x R$ 1087,00
Por: 30x R$ 593,00 

 

Ementa

1 – DRG E VALOR EM SAÚDE

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Capacitar o aluno no entendimento da metodologia DRG, no conceito de valor em saúde, bem como a correlação entre os 2 temas.


2 – O EXERCÍCIO DA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E A GESTÃO EM SAÚDE NO BRASIL

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Essa disciplina tem o objetivo de desenvolver conhecimento crítico reflexivo sobre as produções e pesquisas divulgadas em saúde. Também discutiremos a problematização das necessidades de evidências científicas à prática de auditoria em saúde. Outro ponto, será demonstrar as políticas de saúde e modelos de gestão no sistema único de saúde brasileiro.


3 – TECNOLOGIA E AUDITORIA, TUDO QUE PRECISAMOS SABER

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

O objetivo da disciplina de tecnologia aplicada a auditoria é trazer tudo que há de mais novo no mercado que pode e está sendo aplicado na auditoria em saúde, assim como suas implicações e o que é preciso se atentar quando chegar o momento de aplicar tecnologia ao nosso processo. Também iremos falar de como o profissional precisa se preparar para essa nova era onde a tecnologia está inserida em todas as áreas.


4 – MECANISMO DE REGULAÇÃO EM SAÚDE, E OS IMPACTOS NA AUDITORIA

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Essa disciplina tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde na diferenciação de suas funções e suas relações de trabalho. Ver o conhecimento das normas e resoluções vigentes para a prática do processo de auditoria, como também a prática da medicina/enfermagem baseadas em evidência. Capacitar os profissionais a respeito da Análise Farmacoeconômica no processo regulatório e no conhecimento das principais agências reguladoras e seus papéis. Também veremos a diferenciação de suas funções e suas relações de trabalho, do conhecimento das normas e resoluções vigentes para a prática do processo de auditoria e faturamento de contas Hospitalares. Ver os impactos no faturamento das contas, ter o conhecimento prático das relações contratuais entre Operadoras e Prestadores de Serviços, conhecimento dos sistemas de Gestão de Faturamento, diferenciar as suas funções e suas relações de trabalho, ter o reconhecimento prático da medicina/enfermagem baseadas em evidência. Capacitar o conhecimento prático das modalidades de Auditoria e seus papéis, abordar o conhecimento das atribuições de cada profissional da saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos) e a importância de suas interrelações para o desempenho adequado dos serviços de auditoria.

5 – ASPECTOS ÉTICOS, JURÍDICOS E COMPLIANCE EM SAÚDE

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Essa disciplina tem como objetivo capacitar o aluno à compreensão dos aspectos éticos, jurídicos no sistema de saúde e regulatórios vigentes na condução de pesquisa em saúde. Outro ponto, será capacitar o aluno à compreensão e atuação em compliance em processos de saúde.


6 – GESTÃO DA QUALIDADE E ORÇAMENTÁRIA

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Nessa disciplina iremos tratar as diretrizes para auditoria e requisitos para competência e avaliação de um auditor e equipe de auditoria. Também discutiremos sobre o sistema nacional de acreditação hospitalar brasileira e a aplicabilidade em auditoria de sistema de saúde, incluindo os benefícios da metodologia de rastreamento e a relação com a segurança do paciente. Outro ponto, será a história do financiamento da saúde no país e os desafios da gestão orçamentária financeira.


7 – AUDITORIA NA PRÁTICA

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Demonstrar os aspectos de auditagem nos serviços públicos e privados, incluindo um momento de auditoria de conta na prática.


8 – INSTRUMENTALIZAÇÃO DE GESTORES PARA TOMADA DE DECISÃO EM SAÚDE

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Nessa disciplina vamos abordar a introdução à epidemiologia e a fundamentação da medicina baseada em evidências. Também iremos tratar a definição de diferentes delineamentos de estudos de pesquisa clínica e a orientação sobre questões éticas. Desenvolver a comparação de níveis de evidência dos diferentes delineamentos dos estudos, apresentar o levantamento de fontes com evidências científicas e o desenvolvimento de tomada da decisão a partir de evidências científicas.

9 – METODOLOGIA DA PESQUISA

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

MBA Jr em Auditoria de Saúde.jpg

Outra forma de Certificação

Caso não tenha concluído uma formação acadêmica, você pode cursar este programa no formato MBA Jr.

Vantagens da Experiência BBI

Professores de nível internacional

Certificação válida no Brasil como pós-graduação lato sensu e nos EUA como curso de extensão 

Única instituição no Brasil a usar a metodologia de ensino VAHA, considerada a melhor metodologia de ensino online do mundo

Aprendizado baseado em casos reais

Maior NPS (Índice que mede a satisfação dos alunos) do setor de educação no Brasil